segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Música e Petiscos com A Corda em Si

Show O Som do Vazio   

         

O grupo A Corda em Si, formado por Mateus Costa e Fernanda Rosa, apresenta neste show 14 canções brasileiras arranjadas especialmente para a formação contrabaixo acústico e voz. No repertorio reúne musicas de compositores consagrados como Caetano Veloso, Elomar Figueira Melo, Heitor Villa-Lobos, Milton Nacimento, entre outros, com composições autorais do grupo e canções de domínio publico.

Em um ambiente intimista, o show “O Som do Vazio” faz referencia a formação instrumental rarefeita do grupo. O “vazio” no preenchimento sonoro destaca a letra e os afetos das canções e a música, desta forma, chega ao ouvinte com muita intensidade e cheia de resignificados. Da mesma forma, a iluminação, criada pela diretora Elisza Peresoni Ribeiro, dialoga com o “vazio” na quase alsencia de luz e cor, ampliando o espaço cênico e deixando o som preecher o ambiente.

(O Show conta com a participação especial da bailarina de sapateado Camila Spigolon que interpreta duas das canções a partir da dança e dos sons do sapateado brasileiro.)




“A formação contrabaixo acústico e voz é bastante rara, e exige dos intérpretes recursos técnicos altamente especializados, pois a ausência de acordes obriga os músicos a uma execução impecável na afinação, visto que a clareza e a dissonância das notas fica muito evidenciada no contraste entre a voz soprano e o grave do registro harmônico do contrabaixo.” (Afonso Nilson Barbosa de Souza – Diretor de Cultura do SESC-SC)

“O duo catarinense “A Corda em Si”é um exemplo de como o “mínimo”, a leveza e o vazio podem se transformar numa caldeira visceral e expansiva sonora e visualmente. Engana-se quem pensa que leveza é um mero sinônimo de calmaria ou algo similar. “A Corda em Si” viaja por novos espectros e cores, faz do vazio “material” um novo ambiente sonoro, aliás, parece transformar o vazio em uma orquestra de sentidos.” (Antonio Rossa, escritor - 2010)

Confirme presença no evento no Facebook
https://www.facebook.com/events/639622069401669/?ref_dashboard_filter=calendar

Nenhum comentário:

Postar um comentário