O PORQUÊ DO MIMO CORPORAL NO TREINAMENTO DE ATRIZES E
ATORES
Por Mhirley Lopes
Mhirley Lopes |
Antes de mais nada, a técnica do mimo corporal
desenvolve consciência do próprio corpo, a qual é tão necessária para uma
representação dinâmica e consciente. Étienne Decroux desenvolveu
o mimo corporal para dar apoio ao treinamento de atrizes e atores através da
aquisição de habilidades físicas. Por isso, na sua técnica, é possível observar
a tentativa de encontrar o equilíbrio entre o corpo e a mente.
A técnica aparece como uma resposta para a criação e o
desenvolvimento de um corpo cênico. Através da prática constante, concentração e
estudo profundo, aprende-se a articular e analisar metodologicamente uma ação expressiva.
“Um [ator] não
deveria odiar a técnica. Não deveria sentir que a técnica atrapalha, sufoca ou
muito menos estrangula a inspiração. Ao contrário, ela ajuda e aperfeiçoa [a ação
dramática]. A técnica permite que se vivencie personalidade. É uma obrigação,
uma linguagem que nos diz: “Deve-se fazer desta forma e não dessa.” Técnica nos
dá ordens. Elimina performers medíocres, usa o talento comum e exalta o gênio.
Permite que distingamos entre personalidades. Quem é capaz de se expressar
apesar da técnica, prova o poder de sua personalidade. Técnica é a possibilidade
de fazer fisicamente o que se imagina, ou pelo menos o que se acredita estar
fazendo.” (Decroux apud Lebhart and
Chamberlain, 2008:131)
Etienne Decroux - em fotolog.com |
No treinamento desenvolvido por Decroux, percepções e insights
são bem vindos, uma vez que estes fazem parte do repertório do ator. Sofrimento,
dor e alegria fazem parte da força motriz que impele atrizes e atores à cena.
Com isso em mente, a técnica do mimo corporal habilita a atriz ou o ator a
dominar essa força. A mesma emoção que ajuda a criar não deve posteriormente
destruir a criação, porque inspiração por si só não é confiável suficientemente
para se re-construir um estado de espírito. Em outras palavras, deixar o corpo
fluir sem perder nem o objetivo ou o foco para que a atriz ou o ator possa
estar sempre consciente das origens e das transições dos momentos expressivos.
A técnica do mimo corporal é um conjunto de exercícios
específicos. Possui a sua própria gramática que pode ser ensinada e
consequentemente aprendida. Está técnica consiste de quatro princípios que tem
como objetivo trabalhar tanto o corpo quanto a mente: segmentação corporal,
contrapesos, dinamoritmo e estatuária móvel.
Etienne decroux |
Étienne Decroux –
fundador do Mimo Corporal – uma arte da representaçãoatravés do movimento do
corpo. Essa descoberta foi uma revelação tão importante que ele devotou toda a
sua vida para desenvolvê-la.
O Círculo Artístico Teodora estará realizando uma Oficina
de MIMO CORPORAL, com a atriz Mhirley Lopes. A oficina terá uma duração de oito
horas e será realizada nos dias 1º e 02/04/17 das 14 às 18h, com apresentação
da palestra/espetáculo: "Desvendando Decroux", no dia 1º/04 às11h.
"Desvendando Decroux" - Uma exposição das metáforas de Étienne Decroux com a apresentação de números e figuras de estilo do mimo corporal.
Representação da peça "O Toque", criada pelo
próprio Decroux.
Ministrante: Mhirley Lopes - Mestre pelo PPGT (UDESC), especializada na técnica de Decroux pela International School of Corporal Mime, Londres, Reino Unido. Atriz, contadora de histórias e professora de Mimo Corporal desde 2009.
As inscrições e informações podem ser realizadas pelo
e-mail circuloartisticoteodora@hotmail.com ou pelo telefone (48) 99113-1002. As reservas serão efetuadas apenas mediante ao pagamento. As incrições podem ser feitas até o dia 24 de março de 2017.
Investimento: R$150,00
Vagas limitadas!
Local: Sede do Círculo Artístico Teodora na Servidão o Cravo Branco, 236
- Campeche - Florianópolis SC (fornecemos indicação de pousada nas redondezas
para pessoas de fora de Florianópolis)
Nenhum comentário:
Postar um comentário