segunda-feira, 6 de março de 2017

O PORQUÊ DO MIMO CORPORAL NO TREINAMENTO DE ATRIZES E ATORES

O PORQUÊ DO MIMO CORPORAL NO TREINAMENTO DE ATRIZES E ATORES
Por Mhirley Lopes

Mhirley Lopes

Antes de mais nada, a técnica do mimo corporal desenvolve consciência do próprio corpo, a qual é tão necessária para uma representação dinâmica e consciente. Étienne Decroux desenvolveu o mimo corporal para dar apoio ao treinamento de atrizes e atores através da aquisição de habilidades físicas. Por isso, na sua técnica, é possível observar a tentativa de encontrar o equilíbrio entre o corpo e a mente.
A técnica aparece como uma resposta para a criação e o desenvolvimento de um corpo cênico. Através da prática constante, concentração e estudo profundo, aprende-se a articular e analisar metodologicamente uma ação expressiva.
Um [ator] não deveria odiar a técnica. Não deveria sentir que a técnica atrapalha, sufoca ou muito menos estrangula a inspiração. Ao contrário, ela ajuda e aperfeiçoa [a ação dramática]. A técnica permite que se vivencie personalidade. É uma obrigação, uma linguagem que nos diz: “Deve-se fazer desta forma e não dessa.” Técnica nos dá ordens. Elimina performers medíocres, usa o talento comum e exalta o gênio. Permite que distingamos entre personalidades. Quem é capaz de se expressar apesar da técnica, prova o poder de sua personalidade. Técnica é a possibilidade de fazer fisicamente o que se imagina, ou pelo menos o que se acredita estar fazendo.” (Decroux apud Lebhart and Chamberlain, 2008:131)

Etienne Decroux - em fotolog.com

No treinamento desenvolvido por Decroux, percepções e insights são bem vindos, uma vez que estes fazem parte do repertório do ator. Sofrimento, dor e alegria fazem parte da força motriz que impele atrizes e atores à cena. Com isso em mente, a técnica do mimo corporal habilita a atriz ou o ator a dominar essa força. A mesma emoção que ajuda a criar não deve posteriormente destruir a criação, porque inspiração por si só não é confiável suficientemente para se re-construir um estado de espírito. Em outras palavras, deixar o corpo fluir sem perder nem o objetivo ou o foco para que a atriz ou o ator possa estar sempre consciente das origens e das transições dos momentos expressivos.

A técnica do mimo corporal é um conjunto de exercícios específicos. Possui a sua própria gramática que pode ser ensinada e consequentemente aprendida. Está técnica consiste de quatro princípios que tem como objetivo trabalhar tanto o corpo quanto a mente: segmentação corporal, contrapesos, dinamoritmo e estatuária móvel. 

Etienne decroux


Étienne Decroux – fundador do Mimo Corporal – uma arte da representaçãoatravés do movimento do corpo. Essa descoberta foi uma revelação tão importante que ele devotou toda a sua vida para desenvolvê-la.







O Círculo Artístico Teodora estará realizando uma Oficina de MIMO CORPORAL, com a atriz Mhirley Lopes. A oficina terá uma duração de oito horas e será realizada nos dias 1º e 02/04/17 das 14 às 18h, com apresentação da palestra/espetáculo: "Desvendando Decroux", no dia 1º/04 às11h.
"Desvendando Decroux" - Uma exposição das metáforas de Étienne Decroux com a apresentação de números e figuras de estilo do mimo corporal.
Representação da peça "O Toque", criada pelo próprio Decroux.
Ministrante: Mhirley Lopes - Mestre pelo PPGT (UDESC), especializada na técnica de Decroux pela International School of Corporal Mime, Londres, Reino Unido. Atriz, contadora de histórias e professora de Mimo Corporal desde 2009.
As inscrições e informações podem ser realizadas pelo e-mail circuloartisticoteodora@hotmail.com ou pelo telefone (48) 99113-1002. As reservas serão efetuadas apenas mediante ao pagamento. As incrições podem ser feitas até o dia 24 de março de 2017.
Investimento: R$150,00
Vagas limitadas!

Local: Sede do Círculo Artístico Teodora na Servidão o Cravo Branco, 236 - Campeche - Florianópolis SC (fornecemos indicação de pousada nas redondezas para pessoas de fora de Florianópolis)

Nenhum comentário:

Postar um comentário