quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

Retrospectiva 2016

Retrospectiva 2016

Por Claudia Venturi
Fotos de Silvia Venturi

O ano de 2016 trouxe antigos parceiros e novos desafios para a equipe do Círculo Artístico Teodora.

Saraivada - Sérgio Coelho, Chico Saraiva, Ive Luna, Luciana Lira e Amoy Ribas

Iniciamos o ano, no dia 07/01, com um Show nacional – SARAIVADA – que reunião artistas locais e de outras regiões em um delicioso encontro musical. Artistas participantes: Chico Saraiva, Ive Luna, Luciana Lira, Sérgio Coelho e Amoy Ribas.

Feijoada do ONODÍ

Na semana seguinte, dia 16, realizamos mais uma edição da Feijoada do ONODÍ, um sucesso consagrado com sabor e música de qualidade.

Margarida Baird e Claudia Venturi na leitura de cenas escolhidas de Bodas de Sangue.

Leituras dramáticas de qualidade e textos espanhóis marcaram as nossas produções teatrais em 2016, iniciando e fechando as atividades teatrais em nossa sede. Em 20/3 Claudia Venturi e Margarida Baird deram vida a personagens de García Lorca, lendo cenas escolhidas do Texto Bodas de Sangue. Já no final do ano, em 2/12, o grupo reuniu atores novos e experientes para ler o texto PACTO (Ligazón) de Ramón María Del Valle Inclan. O próprio grupo se responsabilizou pela tradução do texto (Margarida Baird e José Ronaldo Faleiro com revisão de Claudia Venturi e Rafael Paniagua). A direção foi do dramaturgo espanhol Raul Cortés e o elenco era composto por: Claudia Venturi, Evandro Teixeira, José Ronaldo Faleiro, Margarida Baird e Naiara Bertolli.

Leitura dramática de Pacto. Na foto José Ronaldo Faleiro

Leituras dramáticas de qualidade e textos espanhóis marcaram as nossas produções teatrais em 2016, iniciando e fechando as nossas atividades teatrais. Em 20/3 Claudia Venturi e Margarida Baird deram vida a personagens de García Lorca, lendo cenas escolhidas do Texto Bodas de Sangue. Já no final do ano, em 2/12, o grupo reuniu atores novos e experientes para ler o texto PACTO (Ligazón) de Ramón María Del Valle Inclan. O próprio grupo se responsabilizou pela tradução do texto (Margarida Baird e José Ronaldo Faleiro com revisão de Claudia Venturi e Rafael Paniagua). A direção foi do dramaturgo espanhol Raul Cortés e o elenco era composto por: Claudia Venturi, Evandro Teixeira, José Ronaldo Faleiro, Margarida Baird e Naiara Bertolli.

CineClube Teodora

Em maio realizamos um GRAN BAZAR para angariar fundos para a manutenção das atividades e da sede, com roupas, acessórios e comidinhas fantásticas contemplando todas as opções e exigências alimentares do nosso público.

Gran Bazar da Teodora

Nesse ano nossas diretoras também marcaram presença em eventos promovidos por outras entidades:
- Em junho a nossa presidente Claudia Venturi participou de uma conferência – MEDO E COVARDIA EM TEMPOR DE GOLPE - no movimento Ocupa MINC, junto aos professores Paulo Krischke (UFSC) e Agripa Alexandre (UNIRIO).



- No mês de agosto, dia 25, nossa diretora Margarida Baird foi convidada especial para dar um depoimento sobre o tempo em que ela trabalhou junto ao Teatro de Arena. O evento foi o lançamento do livro “Teatro e Política – Arena, Oficina e Opinião”, de autoria do Professor Edélcio Mostaço.



- No dia 26 de setembro nossa diretora Margarida Baird participou como atriz no lançamento do livro “Uma História feita de muitas”, evento que comemorou os 70 anos do SESC em Santa Catarina.

Apresentação de leitura dramática de "Aos Poucos que virão falaremos da nossa escuridão"
na foto: Sergio silva, Claudia Venturi, Édier William e Jul Leardini

- Em 20/11 nossa presidente Claudia Venturi viajou para Curitiba para reviver um dos principais personagens de sua carreira, participando da leitura dramática do texto Aos Poucos que virão falaremos da Nossa Escuridão – A quântica no Teatro, espetáculo de Jul Leardini que foi montado em 1999 pelo grupo Exedra de Teatro, naquela cidade. A apresentação foi na Pedreira Paulo Leminski, como parte das atividades oferecidas pela Parada Zen, evento do I Congresso Internacional da Felicidade.
No segundo semestre do ano, duas oficinas foram oferecidas, uma de Artes Visuais para crianças, com Agustina Martinez e uma de Montagem Teatral com o ator Regius Brandão.
Em setembro iniciamos uma prática aberta de meditação, oferecida  esporádicamente, sempre antes de uma de nossas atividades adultas, com um treinamento respiratório, um de concentração e a prática meditativa. A duração total da atividade é de 30 minutos e a prática é conduzida por Claudia Venturi, que também possui formação de Professora de Yoga.

Chá das 5 - Encontro com o Dramaturgo
Carlos Fante, Margarida Baird, Raul Cortés, Evandro Teixeira e Claudia Venturi

Em setembro também demos inicio a mais uma parceria com o CEART/UDESC, com o Projeto Encontro com o Dramaturgo, do professor Stephan Baumgartel. No total realizamos três Chá's das 5 em versão especial, com a participação do dramaturgo espanhol Raul Cortés, que nos contemplou com o seu conhecimento sobre a dramaturgia espanhola. Foi em nosso segundo destes encontros que nasceu a ideia de realizar a leitura do texto PACTO (descrição acima), apresentada no último dos encontros, como uma ilustração dos temas abordados anteriormente.

Chá das 5 - Tradicional Saudação à Primavera
Fogueira de queima das mazelas
Foto José Ronaldo Faleiro

Além dos Chá’s das 5 Especial, também tivemos o nosso tradicional Chá para a Saudação à Primavera, nesta edição fizemos uma imersão em ervas, temperos, sabores e aromas. Delicioso!

Chá das 5 - Saudação à Primavera
Vivência sensorial
foto Claudia Venturi

Em outubro tivemos o prazer de receber em nossa sede o Grupo Letras Cênicas de Ponta Grossa, com o belíssimo espetáculo “Amores de Machado de Assis” - direção de Bya Paixão, texto e atuação de Carlos Alexandre de Andrade -, fazendo parte da bem sucedida turnê do grupo pelo sul de nosso país.

Espetáculo "Amores de Machado de Assis"
Carlos Alexandre de Andrade

Durante o ano o nosso blog se manteve ativo, publicando artigos, entrevistas e homenagens a grandes nomes do teatro internacional.

O ano de 2017 está iniciando e estamos preparando uma programação muito especial para você, com novas parcerias, mas também reafirmando algumas antigas!

Neste ano também estaremos dando continuidade ao Projeto Curupira - nós do Círculo Artístico Teodora acreditamos que a cultura oferece a possibilidade para o encontro, fortalecendo os vínculos sociais, buscando a aceitação das diferenças, fomentando a troca de ideias, incentivando a busca por uma identidade perdida e aumentando o sentimento de pertença entre a população. Além disso, investimos na formação cultural das crianças e adolescentes, como a possibilidade de incentivar a formação de um público consciente, participativo e aberto para novas experiências, conhecimentos e para reagirem positivamente a diversidade da sociedade em que vivem e se posicionarem frente a enxurrada de informação recebida, com capacidade crítica para escolher e selecionar o que irá consumir, em todos os âmbitos.


Agradecemos pela companhia no último ano e esperamos por você em nossas próximas atividades!

FELIZ ANO NOVO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário