domingo, 15 de abril de 2018

Retrospectiva 2017







RETROSPECTIVA 2017

por Claudia Venturi
fotos Silvia Venturi

Em 2017 o Círculo Artístico Teodora diversificou as atividades realizadas e ampliou a atuação no Campeche, bairro de Florianópolis no qual se encontra a nossa sede.



A nossa principal atividade  do ano foi o Projeto CineClube Teodora, de janeiro a dezembro tivemos programação mensal, sempre no terceiro sábado do mês, com uma sessão infantil e uma adulta. As sessões eram gratuitas e oferecemos pipoca para os convidados. Em  nossas atividades priorizamos por apresentar curtas catarinenses ou independentes e, para as sessões adultas, realizamos um bate papo no final, convidando algum profissional de um dos  filmes apresentados para falar sobre o processo e o fazer cinema em Santa Catarina. Também participamos de mostras nacionais,  como o lançamento do filme Danado de bom, em junho, e  internacionais, como o Planeta.doc, em novembro.

Bate papo após o filme Esplendidezas, de Fabi Penna

Após o filme Esplendidezas, no dia 15/07/2017, a diretora Fabi Penna entregou prêmio de Melhor Ator, recebido em festival no nordeste de nosso país, para o ator catarinense Antõnio Cunha. Nossa diretora Margarida Baird também compoe o elenco do filme.

Também participamos do lançamento nacional do filme Danado de Bom, que narra a história de um dos compositores que acompanhava Luíz Gonzaga.
 Em julho recebemos uma dançarina paulista, Ana K, com o espetáculo A Lua é o Primeiro Céu, que abordava a temática do Sagrado Feminino.



Nesse  ano a nossa Presidenta Claudia Venturi participou, ministrando aulas de teatro, de duas versões de cursos de empoderamento de meninas: Curso para meninas livres e Marias vão com as outras, ambos foram projetos independentes realizados em Florianópolis.
Nossa presidente também fez parte do elenco do filme Do que te lembras, Maria?, que estreou no FAM (Florianópolis Audiovisual Mercosul) e ganhou o mundo sendo exibido em diversos países.



Em Agosto nossas diretoras Claudia Venturi e Cristina Magdaleno participaram do evento nacional Territórios da Arte, em Florianópolis, promovido pela FUNARTE e pela Universidade Federal Fluminense. A partir dessa participação, Cristina  foi convidada para apresentar uma fala na edição do evento no Rio de Janeiro, que aconteceu no mês de outubro.

Neste ano, também em agosto, tivemos um aulão aberto de Forró de Pé de Serra, com o professor Márcio Cabral.


Em setembro realizamos a Mostra de Gravuras Digitais Amores Modestos, de nosso associado Carlos Fante. As obras permaneceram em exposição em nossa sede até o final do ano.


 Ainda em setembro, tivemos mais uma edição de nosso Chá das 5 - Saudação à Primavera,  com o tema Divindades Femininas e a nossa famosa fogueira para a queima das mazelas. O evento foi muito instrutivo, com leitura de textos, apresentação de vídeos e um saudável debate com o público presente. Tudo isso regado com um delícioso chá oferecido pela casa e os quitutes levados pelos participantes.



 Em novembro recebemos em nossa sede o grupo musical Trejeitos, trio autoral mineiro, de voz e violão, em turnê de lançamento de seu disco "Atravessia".


Mas a grande atração do ano foi o PROJETO CURUPIRA, que foi contemplado pela Fundação Catarinense de Cultura em Chamamento Público e no qual realizamos diversas atividades formativas e artísticas, voltadas para a formação de público infanto juvenil. Nesse projeto, que realizamos em parceria com escolas públicas locais, oferecemos oficinas de Teatro, Narração Oral, Foto e Vídeo com o celular e de Artes Visuais, sessões de cinema (dentro do projeto CineClube Teodora) e apresentações de Narração Oral e Teatro. As atividades aconteceram em nossa sede e nas escolas partícipes e contou com a participação de nossa dedicada equipe: Claudia Venturi, Cristina Magdaleno, Margarida Baird, Paulo Wolf e Sérgio Bello.


Cristina Magdaleno e Curupira, o convidado especial do evento de Abertura do Projeto, em 02/09

Abertura do Projeto, em nossa sede, com Sérgio Bello

Apresentação de Cristina Magdaleno na Escola Brigadeiro Eduardo Gomes

Apresentação de Sérgio Bello na Escola Brigadeiro Eduardo Gomes
Apresentação de Margarida Baird em nossa sede, no sarau de abertura

Apresentação de Sérgio Bello na Escola Januária Teixeira da Rocha


Apresentação de Margarida Baird em nossa sede

Cristina Magdaleno e Claudia Venturi em apresentação de teatro em nossa sede - LA BELLA POLENTA
Público receptivo após apresentação de teatro em nossa sede
Margarida oferecendo polenta ao público do teatro
Paulo Wolf na Oficina de Fotografia com o Celular, na Escola Brigadeiro Eduardo Gomes

Claudia Venturi na Oficina de Teatro para adolescentes, em nossa sede

Nenhum comentário:

Postar um comentário