sexta-feira, 18 de março de 2016

Programação cheia de novidades

As aulas recomeçaram e também as atividades no CÍRCULO ARTÍSTICO TEODORA!
O Primeiro semestre vem cheio de novidades para vocês curtirem, divertirem-se e participarem das atividades atísticas da cidade!
Neste domingo, dia 20 de março, às 17h, realizaremos mais uma edição do Chá das 5. Nesse evento realizaremos a leitura dramática de cenas escolhidas do texto Bodas de Sangue, de Federico García Lorca, nas vozes de Claudia Venturi e Margarida Baird.

Claudia Venturi, Paulo Wolf e Margarida Baird em
Leitura dramática de Shakespiradas
Círculo Artístico Teodora - Novembro/2014

Para Margarida, uma leitura dramática permite a reunião de vários atores que não necessariamente teriam o "fisique de rôle" para os papéis. Permite a interpretação dramática de textos que não teriam possibilidade de serem montados seja pela quantidade de pessoas envolvidas, seja pelas dificuldades de montagem. Permite que o espectador crie a imagem que lhe vier à cabeça, de acordo com a leitura, libertando-o da visão "preconcebida" do encenador. Permite o contato do público com obras que no contexto atual não teria condições de usufruir.
O texto, Bodas de Sangue, fala de paixão e a provoca em quem assiste ou lê.
O chá das 5 é um evento gratuito. Cobramos uma taxa administrativa de R$5,00 que será revertida para a manutenção do espaço e pedimos que tragam petiscos para serem degustados com o chá que oferecemos.

Cartaz de Paulo Henrique Wolf

Em abril, o Círculo Artístico Teodora, em parceria com a Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes – Projeto Cinema nos Bairros -, relança o CineClube Teodora, dando partida ao projeto Curupira de atividades para crianças.
A programação é toda aberta para a comunidade e teremos pipoca à venda no local.
Serão, no total, onze sessões de cinema, divididas em cinco meses de atividades. Em média apresentaremos duas sessões por mês, sempre aos domingos, às 17 horas. A programação completa, com todos os dias de exibição e os filmes apresentados em cada dia, pode ser encontrada em nosso blog, na página CineClube.

Na primeira sessão, que ocorrerá no dia 03 de abril, às 17h, serão apresentados 5 curta metragens infantis, com uma duração total de 49 minutos. Os filmes serão:

   1)   O ESPANTALHO de Alê Abreu, Animação, São Paulo, 2000, 10min. – o filme foi escolhido como um dos melhores curtas brasileiros exibidos em duas décadas de festival Anima Mundi.
  2)    DISFARCE EXPLOSIVO de Mario Galindo, animação, São Paulo, 2000, 8min. - o filme percorreu vários Festivais no Brasil e no exterior. Foi escolhido para participar do Festival “Cartoons on the Bay” em Positano na Itália. No Brasil foi o melhor filme pela votação do Júri popular no 5 Vídeo e Cine de Curitiba.
  3)   DOCINHOS de Frederico Pinto e José Maia, animação, Rio Grande do Sul, 2001, 8min. - Balões, apitos e línguas de sogra. Por trás de tudo isso se esconde uma história de amor impossível entre dois doces de aniversário. 
  4)   A TRAÇA TECA de Diego Doimo, animação, São Paulo, 2002, 8min. – O curta mistura animação com live-action e conta a história de uma traça chamada Teca e de seu ácaro de estimação em eum passeio pela biblioteca.
  5)   ÁGUAS DE ROMANZA de Glaucia Soares e Patrícia Baia, Ficção, Ceará, 2002, 15min. - No Sertão nordestino uma menina sonha em conhecer a chuva. Sua avó, velha e doente, deseja realizar o sonho da neta. Um caixeiro viajante é a única esperança.

Clip da música Hey Amigo da Banda Caracol
em cima de imagens do filme o Espantalho de Alê Abreu

Na segunda sessão, no dia 24 de abril, às 17h, serão apresentados outros 5 curta metragens infantis, com uma duração total de 45 minutos. Os filmes serão:

  1)   ALMA CARIOCA – UM CHORO DE MENINO de William Côgo, Animação, Rio de Janeiro, 2002, 6min e 30seg. - História de um menino que vive na zona portuária do Rio de Janeiro da década de 20 e testemunha o surgimento do Choro, quando encontra os grandes mestres pioneiros desse estilo puramente carioca.
   2)   GILDA E GILBERTO de Érica Valle, Animação, São Paulo, 2003, 8min. - Gilda, uma águia criada entre galinhas, acredita ser uma delas e se esforça para se comportar como tal. Apreensiva e cheia de medos, Gilda é incentivada por seu amigo, o pintinho intelectual Gilberto, a descobrir sua verdadeira identidade.
   3)   A VELHA A FIAR do Núcleo de Animação de Campinas, Animação, São Paulo, 2003, 5 min. - Filme realizado em oficina com professores do projeto Correio Escola. Clipe em desenho animado da canção folclórica A Velha a Fiar. Homenagem ao mestre Humberto Mauro.
   4) MALASARTES VAI A FEIRA de Eduardo Goldenstein, Ficção, Rio de Janeiro, 2004, 13min. - Numa feira no interior de Minas o lendário Pedro Malasartes tenta encher a barriga, nem que para isso precise cozinhar uma bela sopa de pedra.
   5) TAMPINHA de João Batista Melo, ficção, Minas Gerais, 2004, 13min. - Tampinha era uma menina tão pequena que quando alguém espirrava por perto, ela voava. Baseado no livro de Ângela Lago, dividiu em 2004 com uma produção inglesa o prêmio de melhor curta de ficção no festival Divercine, no Uruguai, e participou de vários outros festivais no Brasil e no exterior.
    
Imagem do filme ALMA CARIOCA - UM CHORO DE MENINO

Ainda em abril estaremos realizando o Curso Informativo de Astrologia - A Busca do Ser e do Ter à Luz da Astrologia – com Tereza Cristina Piffer, profissional Paulista, residente em Curitiba, com longa experiência na área.

Tereza Piffer

O trabalho realizado durante o curso será baseado no mapa natal de cada participante.
As inscrições já estão abertas e seguem até o dia 10 de abril.
Mais detalhes na página de Programação deste blog.

imagem da internet

E, finalmente, estamos iniciando uma fase de promoção do autoconhecimento e desenvolvimento pessoal, oferecendo Yoga Massagem Ayurvêdica (Técnica indiana de terapia preventiva) e abrindo uma turma para praticar Yoga no Círculo Artístico Teodora, ambas com a professora e massoterapeuta Claudia Venturi. 
Os interessados podem entrar em contato diretamente com a professora, pelo telefone (48) 9113-1002


Imagem da internet

Em breve publicaremos mais informações sobre nossas atividades e sobre os próximos filmes do Cineclube Teodora.

Ajudem a cultura artística de sua cidade! Compartilhe a nossa programação!

Curta também as nossa página no facebook:
www.facebook.com/circuloartisticoteodora


Nenhum comentário:

Postar um comentário