quinta-feira, 15 de outubro de 2015

HIPOTERMIA - Nazareno Pereira


Em homenagem ao Festival FLORIPA TEATRO - ISNARD AZEVEDO, publicamos hoje a analise de um dos espetáculos que apresentará na próxima semana, pelo festival.


O texto abaixo foi escrito pelo Professor Valmor Níni Beltrame, da UDESC, e gentilmente cedido ao Círculo Artístico Teodora para ser publicado neste nosso blog.


Hipotermia: um teatro contemporâneo

Para comemorar seus 30 anos de teatro, o ator Nazareno Pereira estreou Hipotermia, ontem no Teatro da UBRO, com texto de Max Reinert, catarinense conhecido por seu trabalho na Cia. Tespis, de Itajaí. O espetáculo é dirigido por Júlio Maurício, do Teatro Sim Por... Que Não?!!!, de Florianópolis.
Texto, encenação e atuação se aliam para situar o desconforto vivido pelo personagem que rememora situações vividas, se questiona pelo que fez e deixou de fazer potencializando as dúvidas sobre a existência do ser humano na sociedade contemporânea. O personagem é um e pode ser todos, não é um ser humano em especial, mas seguramente remete ao que existe de comum em todos os seres humanos. 
O público pode ver uma encenação cuidada que se pautou por princípios de precisão, limpeza e economia de meios. O cenário enxuto dá a noção de um não lugar, espaço concentrado que cria a atmosfera de confinamento, clausura, asfixia. A iluminação ajuda a desenhar este mesmo espaço e colabora para criar climas e plasticidade ao ambiente. As sonoridades criadas para o espetáculo intensificam os climas de tensão e desconforto vividos pelo personagem. Há harmonia na composição do trabalho ao utilizar os meios expressivos como luz, cenário, figurino e sonoridades primando e priorizando o uso da palavra dita. Aliás, hipotermia é um texto para ser ouvido, sentido, lido e relido.



Nazareno Pereira, pela primeira vez solista, se entrega a uma atuação que envolve o público produzindo por vezes, estranheza, desconforto e ao mesmo tempo cumplicidade. Chama a atenção o modo como o ator domina o exíguo espaço cênico, sua familiaridade e desenvoltura no desconfortável espaço metafórico que a encenação evoca. Contenção, limpeza de gestos e ações, movimentos precisos dão a densidade que o trabalho requer.       
Hipotermia exemplifica e concretiza uma das inúmeras propostas teatrais que se definem como arte contemporânea.     



Valmor Níni Beltrame
Professor de Teatro na UDESC

ninibel@terra.com.br




_________________________________________________

O espetáculo HIPOTERMIA, do grupo Teatro, Sim... Por Que Não?! apresentará no dia 21 de outubro de 2015, às 19 h, no Teatro Álvaro de Carvalho, pelo Festival Isnard Azevedo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário